Segundo Mateus 19:12, o homem deve castrar-se com o intuito de melhor servir a Deus? - Evidências Proféticas | blog adventista

26/12/2011

Segundo Mateus 19:12, o homem deve castrar-se com o intuito de melhor servir a Deus?

divulgue esta postagem:
O verso 12, do capítulo 19 de Mateus, de modo algum apóia a idéia de que os cristãos devam “ser castrados” a fim de dedicar-se a Deus. Tal interpretação que alguns fazem é absurda e destituída de fundamento bíblico, moral e ético.
Analisando com cuidado a Palavra de Deus, vemos que o Eterno abomina qualquer prática que envolva a mutilação do corpo, obra-prima criada por Ele e considerada como sendo o Templo do Espírito Santo (I Coríntios 3:16-17;6:19-20). Deus quer que apresentemos a Ele todo o nosso corpo em sacrifício vivo, através de uma vida santa (Romanos 12:1).
Levítico 19:28 diz: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR”.
Ao condenar o costume pagão de cortar a carne em honra aos mortos, Deus afirma que qualquer tipo de ferimento voluntário no corpo é abominável para Ele, pois seria o mesmo que desvirtuar a imagem do Criador no ser humano. Machucar o corpo desta forma é pecar contra Deus.
Que Jesus quis dizer em Mateus 19:12 . Um renomado comentário bíblico explica assim:  O segundo grupo de indivíduos, para que a vida de solteiro poderia ser melhor que o casamento, é descrito por Jesus como os que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos Céus. Jesus sem dúvida fala aqui em forma figurada, referindo-se aos que preferem não se casar a fim de poder servir com maior eficiência a seu Senhor. Se bem que é somente por meio da intimidade da relação matrimonial que se pode experimentar certas dimensões do amor de Deus para com seu povo  esse amor que Deus tantas vezes tem sido representado
como a relação entre marido e mulher (Isaías 54:5; 62:5; Oséias 2:19; 2 Coríntios 11:2; Apocalipse 19:7)…

Veja que a questão apresentada por Jesus diz respeito à vida de solteiro; não passou pela mente do Senhor estimular os homens a cortarem seus órgãos genitais a fim de servi-lo. Não nos esqueçamos de que foi Deus quem criou esta parte do corpo; se não fosse necessária, não a teria feito. Além do mais, os órgãos masculinos possuem outras funções essenciais à vida, como a eliminação da urina e a produção de hormônios responsáveis por nosso desenvolvimento.
Pessoas que passaram pela castração, além de ter sua saúde física prejudicada, desenvolveram sérios problemas psicológicos, difíceis de serem curados.
Alguém poderia argumentar: mas Jesus não disse que “se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno (Mateus 5:30).  Aqui também as palavras de Cristo são figuradas. Ele não pede que se mutile o corpo, senão que se controlem os pensamentos.
Se negar a contemplar o mal é tão efetivo como se cegar, e tem a vantagem de que se retém a faculdade da vista que pode se empregar para ver o bem. Algumas vezes, uma raposa que tenha caído em uma armadilha corta a dentadas uma pata a fim de escapar. Do mesmo modo, um lagarto sacrifica sua cauda… Ao falar de arrancar o olho ou cortar a mão, Cristo fala em forma figurada da ação resoluta da vontade para precaver-se do mal. O cristão fará bem em seguir o exemplo de Jó, que fez um “pacto” com seus olhos (Jó 31:1; I Coríntios 9: 27)?.
Realmente é difícil ser puro no mundo de hoje; mas é possível, pela graça de Deus operando em nós. A melhor maneira se servirmos a Deus não é cortando nosso órgão sexual, mas sim vigiando nossos olhos e pensamentos (Filipenses 4:8). Dedicar todo o nosso ser a Ele, lhe direcionando nossas atenção e afeições e mantendo uma íntima comunhão com Cristo Jesus. Esta é a principal receita para a vitória.
Rádio Novo Tempo

___________________Agenda Adventista________________

 

Quer receber Notícias

por e-mail?